Linguistics, Letters and Arts

Time perception and sentence processing: research in the recent models of Aspectual coercion/temporal coercion
Academic Profiles

Latest training
2011 - 2015     Doctorate, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Laboratory
http://www.thiagomotta.net
Research Activities

Cognitive Scientist and Psycholinguist at the University of Campinas. Head of the sentence processing team of the Language Acquisition, Processing & Syntax Laboratory (LAPROS-UNICAMP). I am currently working on heterochronic aspects in the emergence of language and on lexical, syntactic and semantic phenomena in sentence processing.



Additionally, I advocate the importance of science dissemination to the general public.



In this sense, I am a Science Communicator at the Unicamp Science Blogs (www.blogs.unicamp.br) and at the SciCast podcast (Portal Deviante – www.deviante.com.br)


Keywords
biolinguistics, experimental methods in linguistics, psycholinguistics, sentence processing
Keywords (lattes)
Co-authors
Abstract Lattes
Atualmente é professor MS3.2 do Departamento de Linguística e coordenador associado do curso de Fonoaudiologia da Unicamp.Atua como divulgador de ciência nos diversos programas em pdocast do Portal Deviante (Scicast) e na rede de Blogs de Ciência da Unicamp, com atuação especial nas áreas da Linguística, da Fonoaudiologia e da Ética em Pesquisa. Tesoureiro do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), gestão 2023-2025. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Desde 2016 coordena o Laboratório de Aquisição, Processamento e Sintaxe (Lapros), dirigindo trabalhos de monografia, iniciação científica, mestrado, doutorado e estágios. Também, é colaborador no laboratório ACESIN da UFRJ e no grupo Brain Dynamics do NeuroSpin (França).Doutor em Linguística na linha Linguagem, Mente e Cérebro pela (UFRJ) em 2015. Realizou estágio no Instituto da Saúde e das Pesquisas Médicas da França (Inserm) onde atuou no NeuroSpin Center, laboratório membro do Human Brain Project. Atuou na Unidade de Neuroimagem Cognitiva do Instituto de Imagem Biomédica (atual Instituto Frédéric Joliot) do Comissariado de Energia Atômica e Alternativa da França (CEA, Paris-Saclay). Foi coordenador do Comitê de Ética nas Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 2018 e 2022. É embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística.Minha principal contribuição para a ciência é minha tese de doutorado e atual pesquisa na Unicamp, que busca estabelecer a relação entre a semântica da duração de eventos e o processamento de palavras e de sentenças. A tese ganhou menção honrosa sendo a única tese de Linguística no Prêmio Capes de Tese 2016;Interesses de Pesquisa: Semântica de eventos, Processamento de Sentenças, Heterocronia; Percepção do Tempo, Integração Multissensorial e Linguística Evolucionária.Interesses além da Pesquisa: Comunicação e Divulgação Científica, Ética e Integridade em Pesquisa Científica.
Languages
French Comprehends Well , Speaks Well , Reads Well , Writes Well
English Comprehends Well , Speaks Well , Reads Well , Writes Well
Spanish Comprehends Well , Reads Well
Italian Comprehends Well , Speaks Little , Reads Well
Citations by Year
FAPESP support in numbers

1 6 7 7
Research assistance concluded Completed scholarships in the country All assistances All assistances