Humanities Sciences

History of Education
Academic Profiles

Latest training
2005 - 2010     Doctorate, Universidade Estadual de Campinas
Laboratory
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9438764709807583
Research Activities

The researcher is currently developing studies in the areas of history teaching, history of education, textbook, memory and sense education.


Keywords
textbook, education of the senses, memory, cultural history, history of education, history teaching
Keywords (lattes)
Co-authors
Abstract Lattes
Minha educação escolar foi realizada em uma instituição pública (Escola Municipal de 1 e 2 Graus Dr. Achilles de Almeida), na qual concluí o Ensino Primário, o Ginásio e o Curso Técnico em Contabilidade. Cursei a Graduação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), obtendo os títulos de Bacharel e Licenciado em História no ano de 1990. Pela mesma universidade, desenvolvi pesquisas junto ao programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FE), finalizando o Mestrado em 2003 e o Doutorado em 2010. Professor do Ensino Fundamental e Médio desde o início da década de 1990, também acumulei experiências docentes em Cursos de Formação Continuada, Especialização Lato-Sensu e Graduação. A partir do ano de 2010 comecei a trabalhar em regime de dedicação exclusiva no Ensino Superior, após aprovação em concurso na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No mês de fevereiro de 2016 assumi o cargo de professor na Faculdade de Educação da Unicamp, onde atuo na formação docente no curso de Pedagogia e demais curso de licenciatura atendidos pela unidade. Em 2023, após realização de concurso público, obtive o título de Livre-Docente pela Unicamp na área de Conhecimento e Linguagem. No âmbito da gestão, coordenei o Centro de Memória da Educação entre os anos de 2018 e 2021 e atualmente sou coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem [ea] da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp. Na área da pesquisa acadêmica, desenvolvo estudos nos campos do ensino de História e história da educação, sobretudo discutindo questões relativas ao livro didático, currículo, memória, práticas culturais, sentidos e sensibilidades.
Languages
Spanish Comprehends Well , Speaks Reasonably , Reads Well , Writes Reasonably
French Comprehends Reasonably , Speaks Little , Reads Reasonably , Writes Little
English Comprehends Reasonably , Speaks Little , Reads Reasonably , Writes Little
Citations by Year
FAPESP support in numbers

1
Research assistance concluded