Bases
Ultimas formações
2012 - 2016 Doutor(a), Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Pós-Doutoranda no PPG Artes da Cena - UNICAMP. Doutora em Artes da Cena (2016) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Artes da Cena (2012) e Graduada em Dança (Bacharelado 2008 e Licenciatura 2009) pela mesma Universidade. Como formação complementar, possui Curso Técnico em Dança e formação em Balé Clássico (2002) pela escola Balé Renata Celidonio (Ribeirão Preto SP). Vem atuando, nos últimos anos, como pesquisadora das artes da cena, arte-educadora (crianças e adolescentes), professora de dança (em nível superior e técnico), professora de Arte (ensino médio), bailarina-pesquisadora-intérprete, intérprete-criadora, direção e orientação de trabalhos artísticos, dentre outras funções relacionadas a processos criativos em dança e apresentações de dança. É diretora certificada no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Formou-se, recentemente, em Somatic Experiencing (SE) pela Associação Brasileira do Trauma (ABT), no nível Avançado 2, tendo começado a realizar atendimentos terapêuticos com a abordagem do SE. Como experiência didática, está vinculado, atualmente, como colaboradora da Graduação em Dança da UNICAMP, ministrando disciplinas de Técnica, Dança do Brasil, Ateliê de Criação e TCC em Bacharelado e Licenciatura. Foi professora de Arte no Ensino Médio da Escola Técnica de Hortolândia e professora no curso Técnico de Dança da ETEC de Artes (São Paulo - SP), Centro Paula Souza. Na ETEC de Artes, atuou principalmente nos componentes curriculares de Montagem de Espetáculo (orientação de TCC), Dança Moderna, Danças Étnicas e Danças Urbanas e, no novo currículo do curso, assumiu o componente de Cosmopercepções Indígenas. Além da Licenciatura em dança, realizou estágios docentes junto à UNICAMP no Programa de Estágio Docente (PED), principalmente na área de Dança do Brasil e na assistência a Trabalhos de Conclusão de Curso. Integrou a OSC Centros Etievan: Educação para a vida em projetos de educação para todas as idades, em parcerias com escolas públicas e escolas internacionais por meio de projetos de educação integral, envolvendo artes e ofícios. Foi coordenadora de convênios da ETEC de Hortolândia na cidade de Sumaré (2019). Tem experiência na área de Artes, principalmente em Dança, com ênfase no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), sendo intérprete e diretora formada neste método. Tem experiência com escrita de textos científicos, por meio de diversas publicações, e também como redatora em coleção didática de Arte para a linguagem da Dança. Atua principalmente nos seguintes temas: processo de criação, método BPI, Dança do Brasil, direção em dança, preparação corporal, pesquisa em dança, pesquisa em artes da cena, pesquisa de campo, ensino de teoria da dança, ensino de Dança (dança do Brasil, balé clássico, dança moderna, dança contemporânea, danças urbanas, danças étnicas, criação em dança), ensino de Arte, educação integrada (corpo, mente e emoções). Tem experiência com público infantil, adolescente, jovem e adulto.
Idiomas
Inglês | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Espanhol | Compreende Razoavelmente , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Estatísticas Scholar
Nenhuma estatística a exibir
Estatísticas FAPESP
Apoio FAPESP em números
3 |
---|
Bolsas no país concluídas |