Bases
Ultimas formações
2003 - 2003 Pós-Doutor(a), Washington University in Saint Louis
1990 - 1990 Pós-Doutor(a), Clark University
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Graduou-se em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972). Mestre em Educação pela University of Arizona, USA (1978); Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (1987). Realizou o Pós-doutorado em Psicologia da Educação na Clark University, Mass, USA (1990), com bolsa CAPES. Concluiu a Livre Docência na FE/Unicamp (2012). Coordenou o Projeto de Incentivo à Leitura (INEP/MEC/SESU, 1983-85). Coordenou o Projeto FAPESP sobre a construção de conhecimento no contexto escolar (1992-1995), e mais recentemente coordenou um projeto Fapesp para a melhoria do Ensino Público (2009-2011). Vem desenvolvendo projetos sobre práticas escolares e práticas discursivas desde 1997, com apoio CNPq (Bolsa PQ). Realizou estágios de intercâmbio e cooperação internacional na University of Chapell Hill (1995); Washington University at Saint Louis (2003); CINVESTAV (México, 2006). Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde atua como docente e pesquisadora desde 1979. Foi diretora associada da Faculdade de Educação da Unicamp (1996-2000; 2012-2016) e Coordenadora do Programa de Pós-graduação na mesma instituição (2000-2002). Foi presidente da Society for Sociocultural Studies (SSCS,1996-2002), membro da comissão executiva da International Society for Cultural and Activity Theory (ISCAR, 2002-2008). Desde novembro de 2023 é professora aposentada, colaboradora voluntária, na Faculdade de Educação da Unicamp, onde atua nas áreas da Educação e da Psicologia, e tem realizado projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento humano, relações de ensino, práticas escolares, práticas discursivas, perspectiva histórico-cultural. Coordena o Comitê Editorial dos Cadernos CEDES desde 2012.
Idiomas
Inglês | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem |
Espanhol | Compreende Bem , Fala Pouco , Lê Bem , Escreve Pouco |
Francês | Compreende Razoavelmente , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Estatísticas Scholar
Nenhuma estatística a exibir
Estatísticas FAPESP
Apoio FAPESP em números
17 | 1 | 32 | 50 |
---|---|---|---|
Auxílios à pesquisa concluídos | Bolsas no país contratadas | Bolsas no país concluídas | Todos os Auxílios e Bolsas |