Bases

Ultimas formações
2002 - 2006     Doutor(a), Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Maria da Glória Feitosa Freitas (Glória Freitas) - Doutora em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará) e Mestra em Psicologia e Educação (Universidade de São Paulo). Foi Pesquisadora Colaboradora Visitante na Universidade Estadual de Campinas, no LABJOR - vigente no Período entre 23/03/2024 até 23/03/2025, com temas relacionados as Histórias e as Culturas Africanas, especificamente das Histórias e Culturas do Povo Yorùbá e Culturas e Histórias dos Povos Indígenas do Brasil, além com as publicações na Coluna assinada IGBIN OBÀTÁLÁ, na Revista Climacom.Fui Formadora Docente na Temática Lei 11645 - Povos Indígenas, junto ao NEER/COPED/NTC, na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, contrato entre Maio de 2024 até Dezembro de 2024.Anterior: Marco até dezembro de 2022. Produz Conteúdos na Educação a Distância/EAD como Autora de Livros eletrônicos/Ebook e Revisora de Conteúdos (Leitura crítica) com experiência em diversas editoras (Platôs - Edserv Plataform/Kroton, Telesapiens, Grupo SER, Dtcom/Laureate e Sagah) e Universidades/Faculdades (UNICAP,UNIANDRADE, UNIDRUMMOND, UNIASSELVI, FAM e FASOUZA). Teve experiência como Tutora de Curso EAD de Pedagogia na Facespi. Grande parte da Autoria e Co-autoria, dos livros eletrônicos publicados possuem ISBN,Experiência com Docência em Cursos de Especialização em Psicopedagogia, Arte-Educação, Educação infantil, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas para a Educação, entre outras áreas. Pesquisou sobre temas relacionados ao brincar infantil, com pesquisas relacionadas aos estudos intergeracionais, entrevistando idosos com uso de Narrativas Autobiográficas/ História Oral, em comunidades no Litoral Oeste do Ceará. Atualmente apresenta Interesse, faz pesquisa, escreve, produz conteúdo para popularização de temas relacionados a discussão de Formação Docente Antirracista e Decolonial, é formadora docente, faz palestras e atua com temas relacionados com:1) Educação em diferentes contextos institucionais e comunitários (Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. ligados a Religião Tradicional Yorùbá na Nigéria e no Brasil), Educação, Inclusão e Diversidade Étnico-Cultural (Histórias e Culturas Africanas com foco no Povo Yorùbá), e ainda com temas da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).2) Temas relacionados a Isese/Religião Tradicional Yorùbá, Religiosidade, Cultura e História do Povo Yorùbá, atuando, com palestras, pesquisas, publicações em revistas, livros e postagens públicas nas Redes Sociais, difusão e popularização de conhecimentos sobre o Povo Yorùbá.. Foi Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora de Instituições de Educação Infantil Públicas nos Estados de São Paulo e Ceará, nas décadas de 80 e 90. Fui Diretora de Creche Municipal, na Prefeitura da Cidade de São Paulo, na Zona Leste, na Vila Industrial. Pesquisadora sobre a memória do brincar infantil, realizou Estudo Intergeracional sobre a memória do brincar e os dramas cantados de Guriú (narrativas orais de brincantes e memórias infanto-juvenis das dramistas/ jovens atrizes do Litoral Oeste Cearense por 10 anos). Organizou livro em parceria com outros autores do Grupo de Pesquisa LUDICE/UFC. Além de livros didáticos para a Graduação e Pós-Graduação para Educação a Distância/EAD, participa de publicações de artigos em livros, revistas, coletâneas, além de publicações em anais de eventos.
Idiomas
Espanhol Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Inglês Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Francês Compreende Razoavelmente , Fala Pouco , Lê Razoavelmente , Escreve Razoavelmente
Yoruba Compreende Razoavelmente , Fala Pouco , Lê Pouco , Escreve Pouco
Estatísticas Scholar
Estatísticas FAPESP