Bases

Ultimas formações
2009 - 2014     Doutor(a), Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Licenciado em Matemática (1987) e em Pedagogia (1992), com especialização em Administração de empresas (1989). É mestre em Educação (em 2008, com a dissertação "Avaliação Institucional Participativa na Educação Básica: possibilidades, limitações e potencialidades") e doutor em Educação (em 2014, com a tese "Fatores associados à proficiência em leitura e matemática: uma aplicação do modelo linear hierárquico com dados longitudinais do projeto GERES"), ambos pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Antes de migrar para o Ensino Superior foi professor, coordenador e diretor em escolas públicas e privadas da Educação Básica. Foi consultor externo do Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO em projeto que envolveu a Avaliação Institucional Participativa. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade SESI-SP de Educação onde implementou cursos em Educação Matemática nos níveis de graduação e de pós-graduação Lato Sensu. Ainda na Faculdade SESI-SP, implementou e coordenou o Programa PED Brasil com foco no ensino equitativo em parceria com a Universidade de Stanford. Assessorou a rede municipal de Campinas em projetos alternativos que envolvem a avaliação diagnóstica em larga escala de acordo com os pressupostos da Avaliação Institucional Participativa e, também, em programas de formação continuada na área da Educação Matemática que envolvem a coordenação pedagógica. Assessorou o SESI-SP na implementação do uso do Valor Agregado como medida de eficácia visando a alocação equitativa de recursos formativos em sua rede de escolas. Foi formador de equipes diretivas em diversos municípios nas áreas de gestão pedagógica, alinhamento de currículos à BNCC, formação baseada na escola e Avaliação Institucional visando a gestão democrática e a Qualidade Social. Desenvolveu pesquisas no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED-FE-UNICAMP). Suas áreas de pesquisa, onde é formador e consultor, são: Formação Docente, Educação Matemática e as relações entre Avaliação Educacional, Qualidade Educacional e Eficácia Escolar. Atualmente é pesquisador-colaborador no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógica (DTPP) da UFSCar e do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) da Faculdade de Educação da Unicamp; membro do grupo de pesquisa e formação sobre o Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor que Ensina Matemática (CIEspMat); membro do Conselho Editorial da Revista Educação Sociedade; editor de seção da revista Horizontes da Universidade São Francisco; assessor pedagógico em programas de Recomposição da Aprendizagem do Instituto Qualidade no Ensino e Supervisor de Programas de Formação da Faculdade SESI de Educação.
Idiomas
Inglês Compreende Pouco , Fala Pouco , Lê Bem , Escreve Pouco
Espanhol Compreende Bem , Fala Pouco , Lê Bem , Escreve Pouco
Estatísticas Scholar
Estatísticas FAPESP