Bases
Ultimas formações
1998 - 2000 Pós-Doutor(a), Universidade Estadual de Campinas
1994 - 1995 Pós-Doutor(a), Universitàt Degli Studi Di Bologna Centro Cimes
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Jornalista pela PUC de Campinas (1974). Especialista em Educación Y Movimento de Jovenes. Javeriana/PUC Bogotá, Colombia,1975. Pedagogia Complement. Curricular UNICAMP.1979. Mestrado Filosofia/Hist. da Educação UNICAMP, 1985. Doutor em Educação/Curriculo. PUC-SP, 1992. Posdoutor em Arte, Ciencia e Educação pela Universidade de Bolonha, Italia, 1995. Posdoutor AMBIENCIA. Ciência,Tecnologia e Sociedade, Nucleo NIMEC-.UNICAMP, apoio FAPESP. : 2000. . Assessor/orientador no doutorado: La Mediación Pedagógica - Universidad de La Salle, Costa Rica 2000-2003..,Consultor da Academia de Ciencias Argentina,sección Mendoza. Assessor do Proyecto Kelluwun, Universidade de la Frontera/Ministério de Educación, Temuco (Chile) 1997-2005. Consultor do Programa PNUD, das Nações Unidas no Ministério da Cultura, Programa Pontos de Cultura, 2008 a 2010. Foi professor-pesquisador da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-S.P ), PROGEPE, Mestrado Gestão e Práticas Educacionais - 2009 até 2018.. Foi Instrutor (sem vínculo empregatício) nos cursos Gestão Cultural - Parceria grupo de Pesquisa GrupGeCultE (CNPq) e Inst. Fed. Educação e Ciencias Sul de Minas Gerais, 2012-2016, São Cursos vinculados e subsidiados pelo Grupo de Pesquisa- GrupGeCultE-Gestão Cultural e Escolarização - CNPq .. Assessora Secretarias de Educação para a formação de quadros e elaboração de indicadores de qualidade na educação básica. Professor visitante nas univers. San Luis,desde 2012 (Programa Curricularización de las relaciones universidad/comunidad) e na Universidad de Quilmes, no curso "Diplomatura en Educación Popular", em convênio com Universidad Academia Humanismo Cristiano, em Santiago (Chile), em 2012; atualmente colabora, na Univ.Nacional de Quilmes, com o programa de Intercambios Argentina Brasil. Desde 2018 é docente-colaborador com o mestrado profissional em educação/Fac. Educação/Unicamp. Estuda filosofia e historia como subsidio à pesquisa educacional nos enfoques: (.1.)cultura popular e senso comum, o saber prévio e necessário ao saber cientifico; (.2.) a epistemologia como convivência ---democrática e acadêmica--- entre formas de conhecimento; (.3.) fundamentos ético-estéticos da escolarização e movimentos: na educação pública, na cultura, na saúde pública. Publicou, dentre outras obras, "Que Fazer: teoria e prática em educação popular"(na 13 edição), "Fazer Escola conhecendo a vida", "Na escola que fazemos", "Reencontrar o corpo", "Trabalho, comentário, reflexão",. Estendendo Fronteiras.....Publicou SALA de AULA: o lugar da vida?. na obra Sala de Aula: que espaço é este?., atualmente na 17 edição - org.: Regis de Moraes. Priorizando algum enfoque dentre os acima mencionados participou nas publicações recentes, tematizando:: (.1.) Alfabetización en Ciencias.. Mexico, Buenos Aires, Barcelona. Siglo XXI editores.2016.(.2.) Experiencia, sentido e significado: o Circulo de Cultura como subsidio à escolarização. in: Circulos de Cultura: teorias, práticas e praxis. Orgs.Spigolon, Nima & Campos, C.(.3.)Pesquisa e Democracia, em: "Reflexão,Memória e Intervenção na pratica pedagógica", orgs. .Baptista, AnaMaria Haddad e Mafra, J., explicitando pressupostos da pesquisa na intervenção - conforme critérios em desenvolvimento no mestrado profissional PROGEPE.(.4.) SÓCRATES BRASILEIRO, para uma democracia popular. Obra de BAGNARELLI, Katia (co-org. fotográfico).(5.) a RedePedagógica e o Circulo de Cultura virtual, na sistematização coletiva: A experiência do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas educativas. Orgs.Bioto-CAvalcanti e Teixeira. (6) O Circulo de Cultura como experiência epistemológica - Fundação Memorial da América Latina/Seminário PROGEPE-PPGE/Uninove.(7) Circulos de Cultura - teorias e práticas - Grupo GEPEJA/Fac.Educação-Unicamp.
Idiomas
Espanhol | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem |
Italiano | Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Inglês | Compreende Razoavelmente , Fala Razoavelmente , Lê Razoavelmente , Escreve Razoavelmente |
Estatísticas Scholar
Nenhuma estatística a exibir
Estatísticas FAPESP
Apoio FAPESP em números
1 |
---|
Bolsas no país concluídas |