Bases
Ultimas formações
2017 - 2018 Pós-Doutor(a), Plymouth University
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Professor Associado do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UNICAMP. Possui Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pesquisas nas áreas de cinema, vídeo, mídias digitais e artes visuais, contempladas com bolsas CAPES e CNPq, além de um estágio de pesquisa no Vilém Flusser Archive, na Universität der Künste Berlin (UDK). Entre 2017 e 2018, desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado como artista-pesquisador visitante no i-DAT - Institute of Digital Art Technology, na Plymouth University - UK, com bolsa CAPES. Foi professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará UFC (2013-2018), cofundador do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC (2013), e coordenador desse programa (2016-2018). Em 2018, ingressou no Instituto de Artes da UNICAMP, onde atua como professor associado na área de Arte e Tecnologia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. É líder do actLAB Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Arte, Ciência e Tecnologias Desviantes, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Colabora com os grupos de pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento(UFRJ) e o BrisaLAB - Biorizoma de Intervenção e Sensibilidades Artísticas (UFF). Atua como membro do corpo editorial e consultor ad hoc de revistas acadêmicas, eventos científicos e agências de fomento (e-Compós, revista Intexto, revista ECO-Pós, Compós, Socine, ANPAP, ARTECH, Fapesp). Participa regularmente dos principais eventos de sua área de atuação, tais como Socine, Compós, ISEA - International Symposium on Electronic Art, #.ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, e ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Sua pesquisa está voltada aos aspectos estéticos, éticos e políticos das relações entre arte, ciência, tecnologia e sociedade. Sua tese de doutorado discute obras artísticas experimentais baseadas em algortimos computacionais, apontando para uma teoria pós-virtual da imagem, resultando no livro "Máquinas de Imagem: arte, tecnologia e pós-virtualidade". Em seu trabalho artístico, interessa-se pela investigação da lógica de funcionamento dos sistemas de poder e controle tecnológico, através de procedimentos de intervenção em sistemas autônomos de vigilância e controle social. Através do coletivo Cesar Lois, tem atuado na criação de obras que integram microrganismos vivos, redes digitais e inteligência artificial. Seu trabalho artístico tem sido apresentado em instalações, intervenções urbanas, fotografias e vídeos exibidos em centros culturais, galerias e festivais, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais, como The Lumen Prize British Computer Society Artificial Intelligence (2018); CoMciência: Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia (2019); 13th Mercosul Biennial (2021); Getty Research Institute e Beall Center for Art + Technology Residency (2023).
Idiomas
Inglês | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem |
Espanhol | Compreende Razoavelmente , Fala Pouco , Lê Bem , Escreve Pouco |
Francês | Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Estatísticas Scholar
Nenhuma estatística a exibir
Estatísticas FAPESP
Apoio FAPESP em números
1 | 1 | 1 | 1 | 4 |
---|---|---|---|---|
Auxílios à pesquisa contratados | Auxílios à pesquisa concluídos | Bolsas no país contratadas | Bolsas no exterior concluídas | Todos os Auxílios e Bolsas |