Bases
Ultimas formações
2011 - 2011 Pós-Doutor(a), Universitat Autònoma de Barcelona - UAB
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Doutora em Sociologia - área de concentração: ciência, tecnologia e sociedade (1999), Mestre em Educação - área de concentração: metodologia, técnica e currículo - (1994) ambos pela Universidade de Brasília, Especialista em nível de pós-graduaçao lato sensu em Supervisão e Currículo, UFMT (1991), graduada em Pedagogia pela AEUDF (1987). Realizou parte dos estudos de doutoramento na Universitat de València (1997) como bolsista do CNPq. Atualmente, é professora assistente doutor da UNESP na Faculdade de Ciências em Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na UNESP/Araraquara e atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp. Realizou estágios em nível de pós-doutorado: no Programa Formación Capital Humano Avanzado (CONICYT) na Universidad de Talca (Chile, 2010) e na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), cumpriu Estágio Sênior (2011) para desenvolver projeto de pesquisa sobre as políticas públicas de gestão de modo comparado entre Chile, Espanha e Brasil. Em 2013, recebeu Prêmio Jovem Pesquisador do Banco Santander/ UNIP para realização de pesquisa na Universidad Católica de Argentina. Realiza pesquisas e projetos de extensão cujos temas afins são "Políticas Públicas e Gestão das Práticas Educativas" - nome do grupo credenciado no CNPq que organizou e coordenou de 2006 a 2014. Além deste grupo de pesquisa, participa como membro desde 2000 da equipe "Pedagogias de Resistência" (UnB/UCB/CNPq). Mais recentemente, na UNESP, participa como membro do "Grupo de Estudos da Infância e da Educação Infantil: Políticas e Programas" Seus estudos e análises apresentam ênfase nas abordagens sociológicas sobre: tecnologias da informação e da comunicação e suas relações com a função social da escola contemporânea, políticas públicas de educação (formação de professores e accountability), gestão educacional, a Sociologia como ciência e disciplina, imaginário social, representações sociais, cultura organizacional, cultura avaliativa, processos institucionais de geração e difusão da inovação, territorialidade, ciência e tecnologia.Acesso ORCID:https://orcid.org/0000-0002-0520-506X
MÁRCIA LOPES REIS
PhD in Sociology - concentration area: science, technology and society (1999), Master in Education - concentration area: methodology, technique and curriculum - (1994) both from the University of Brasília, Specialist in Supervision and Curriculum, UFMT (1991), holds a degree in Pedagogy by AEUDF (1987). Part of doctoral studies at the Universitat de València (1997) as a CNPq fellow. Assistant professor at UNESP at the Faculty of Sciences in Bauru and the Postgraduate Program at the School of Education at UNESP / Araraquara and a collaborator at the Postgraduate Program in Sociology at Unicamp. Internships in postdoctoral level: in the Formación Capital Humano Avanzado Program (CONICYT) at Universidad de Talca (Chile, 2010) and at Universitat Autònoma de Barcelona (Spain) and completed a Senior Internship (2011) to develop a comparative research project on the public management policies among Chile, Spain and Brazil. In 2013, received the Young Researcher Award from Banco Santander / UNIP for researching at Universidad Católica de Argentina. Conducts research and extension projects on themes related to"Public Policies and Management of Educational Practices" - a member of the CNPq-accredited group that organized and coordinated from 2006 to 2014. In addition to this research group, has been a member since 2000 of the team " Resistance Pedagogies "(UnB / UCB / CNPq). At UNESP, participates as a member in the "Group for the Study of Childhood and Early Childhood Education: Policies and Programs". Studies and analyzes emphasizing the sociological approaches on information and communication technologies and their relations with the social function of the contemporary school, public education policies (daily life and accountability), territoriality, educational management, sociology.
Idiomas
Inglês | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem |
Espanhol | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem |
Italiano | Compreende Razoavelmente , Fala Pouco , Lê Razoavelmente , Escreve Pouco |
Catalão | Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Francês | Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |