Ciências Sociais Aplicadas

Initial and Continued Teacher Training: Contributions of (Auto)Biographical’s Narrative Approach
Bases

Ultimas formações
2023 - 2024     Pós-Doutor(a), Universidad de Buenos Aires
2013 - 2014     Pós-Doutor(a), Pontifícia Universidade Católica
Laboratório
https://grupopolifonia.wordpress.com
Atividades de Pesquisa

The current project focuses on teacher training, within the scope of initial training developed by the School of Education of Univerity of Campinas (UNICAMP) and of continued training, in the context of the first years of Elementary School, implemented by state and municipal school systems in Campinas. The methodological proposal includes: a) Inventory of practices, memories, and teacher training policies; b) Implementation of training practices, supported by the (auto)biographical narrative approach; and c) Academic production studies. Thus, we aim to contribute to the creation of spaces where experiences of life production, and educational and school practices are recreated through narratives, generating new knowledge and training.


Palavras-chave
(auto)biographical approach, narratives, pedagogy course, continued training, initial teacher training
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Professora Livre-Docente na Área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena, também, o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia - GEPEC/UNICAMP e Núcleo Vozes FFP/UERJ - (https://grupopolifonia.wordpress.com) e a pesquisa em rede Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos - CNPq (https://pesquisasemrede.wordpress.com). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo.
Idiomas
Inglês Compreende Bem , Fala Pouco , Lê Bem , Escreve Pouco
Francês Compreende Bem , Lê Bem
Espanhol Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Citações por Ano
Apoio FAPESP em números

1
Auxílios à pesquisa concluídos