Lingüística, Letras e Artes

Semiotic repertoires and deaf education: translanguaging and multimodality in sign languages contexts
Bases

Ultimas formações
2018 - 2020     Pós-Doutor(a), Universidade Estadual de Campinas
Laboratório
https://www.alleaula.fe.unicamp.br
Atividades de Pesquisa

The recent changes in communication practices in today’s increasingly technological, multilingual and multimodal world give us strong indicators that it is necessary to rethink the deaf education. Taking this into consideration, we study the semiotic repertoires employed by deaf students, especially in teaching-learning situations: 1) identifying the different resources that constitute those repertoires and 2) their indexical values; and 3) understanding how deaf students communicate and produce meaning. We intend to discuss what are the implications to the construction of educational strategies for the deaf. We expect to further contribute to the existing deaf education discussions and to collaborate with the overall studies on multilingual and multimodal communication.


Palavras-chave
sign language, multimodality, translanguaging, deaf education, semiotic repertoires
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e é especialista em Surdez: Desenvolvimento e Inclusão (2009) pela mesma universidade. É Mestra (2010) e Doutora (2015) em Linguística Aplicada na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas e desenvolveu atividades de pesquisa em nível de Pós-Doutorado (2020) no Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (DLA/IEL/Unicamp). Atualmente é docente da Faculdade de Educação (FE/Unicamp), responsável pela disciplina Libras e Educação de Surdos, na Graduação, e no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/Unicamp, atua na Linha de Pesquisa Linguagem e Arte em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem na Diferença (GP-LnD/CNPq) e Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Práticas de Escrita e de Reflexão da Escrita em Diferentes Mídias (liderado pela Profa. Inês Signorini - Unicamp/CNPq) e do Grupo de Estudos em Linguagem e Transculturalidade (GELT/CNPq). Com formação e experiência no campo da Linguística Aplicada, tem atuado e tem interesse principalmente nos seguintes temas: (multi)letramentos, translinguagem, linguagens e tecnologias, formação de professores, diversidade/diferença, educação linguística e educação bi/multilíngue de surdos, língua brasileira de sinais.
Idiomas
Francês Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Razoavelmente , Escreve Razoavelmente
Espanhol Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Inglês Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Libras Compreende Bem , Fala Bem
Estatísticas Scholar
Apoio FAPESP em números

1
Auxílios à pesquisa concluídos