Lingüística, Letras e Artes
Complex and transdisciplinary project processes: teaching, research and practice; Thought Complex: Edgar Morin - Interaction bet CLAUDIO LIMA FERBases
Ultimas formações
2013 - 2014 Pós-Doutor(a), Universidade Presbiteriana Mackenzie
Atividades de Pesquisa
Arts, Architecture and Design – complex thinking in design.
This research project has as the main objective to investigate the initial phase of design and architecture, from theoretical analyses of the dialogic operator approached by Edgar Morin. This initial phase draws on the personal repertoire, from the experiences lived and accumulated day by day, as well as from the understanding of other areas of knowledge, which together play a role in their development. In this context, the study on the dialogic operator will contribute to the union of distinct principles and notions that should be seemingly confronted or repelled, evidencing the reflection on totality, inseparability and transdisciplinarity in the design concept.
Palavras-chave
design, teaching and learning, complexity, design process, architecture
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Diretor Adjunto de Cultura - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC - Unicamp. Graduado em Arquiteto e Urbanista e Licenciado em Pedagogia, com Livre Docência na área de Projeto de Arquitetura pela UNICAMP [Título pesquisa: O Projeto Transdisciplinar em Design e Arquitetura de Interiores]; Pós-doutorado em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie [Título pesquisa: Formando profissionais reflexivos, criativos e colaborativos: o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil]; Doutorado em Artes Visuais pela UNICAMP; Mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Especialista em Educação no Ensino Superior pela Universidade Anhembi Morumbi. É atualmente Professor Associado 5.1 no Instituto de Artes IA e na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - FECFAU UNICAMP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade - [Mestrado e Doutorado] FECFAU-UNICAMP. Linha de Pesquisa: Ambiências Educacionais e Culturais Homeodinâmicas. Projetos de pesquisa: [1] Ambiências Educacionais Homeodinâmicas - com fomento FAPESP e FAEPEX, [2] Prescrição Cultural: Ambiências Educacionais e Culturais Homeodinâmicas. Líder do Grupo de Pesquisa: Processos Complexos: Ensino, Pesquisa e Prática Projetual [DG-CNPq]. Coordenador do Laboratório: PROComplexLab - Laboratório de Processos Criativo-Projetuais Complexos - UNICAMP. Coordenador dos Projetos de Extensão: [1] Arquitetura e Música: Ambiências Educacionais e Culturais Homeodinâmicas e [2] Projeto de Arquitetura e Interiores para a Unicamp. Avaliador Ad Hoc : [1]FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado de São Paulo, [2]FAEPEX - Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão Unicamp, [3] CEE - Conselho Estadual de Educação - São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes - UNICAMP (2021-2023), Coordenador Associado no Curso de Artes Visuais - IA- UNICAMP (2017-2020). Internacionalmente, além da constante participação em eventos e publicação de artigos científicos, é o fundador e coordenador da Rede Internacional de Cooperação Transdisciplinar em Pesquisa, Inovação e Extensão - Design, Art, Space and Mind - DASmind/Unicamp; coordenador associado dos convênios da Unicamp com a Universidad Tecnológica de La Habana José Antonio Echeverría - CUJAE - Cuba e com o Centro Cultural Franco Brasileiro - Aliança Francesa de Campinas; Representante da Unicamp na Comissão Permanente de Produção Artística e Cultural da Asociación de Universidades Grupo Montevideo -AUGM - Uruguay; membro da Réseau International Ambiances - França. Possui parceria com a Universidade do Porto - Portugal para o desenvolvimento da pesquisa: Prescrição Cultural: Ambiências Educacionais e Culturais Homeodinâmicas; e desenvolve também, pesquisa científica juntamente com o Centro para a Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura (CITUA) do Instituto Superior Técnico (IST) - Universidade de Lisboa (UTL)- Portugal. Pesquisa - Ambiências Educacionais Homeodinâmicas, financiada pela FAPESP e FAEPEX/Unicamp. Organizou no ano de 2016 o I Congresso Internacional e VII Worshop Design Materiais - com fomento FAPESP. Academicamente tem interesse em pesquisas que atuem principalmente nos seguintes temas: Ambiências Educacionais e Culturais Homeodinâmicas; Palavras-Chave: pensamento complexo; transdisciplinaridade; arquitetura de interiores; ambiência; ambientes humanizados; psicologia ambiental; neurociência aplicada à arquitetura; arquitetura escolar. www.iar.unicamp.br/dasmind ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8345-5091 RESEARCH GATE: https://www.researchgate.net/profile/Claudio_Ferreira21ACADEMIA.EDU: https://unicamp.academia.edu/ClaudioLimaFERREIRAWEB OF SCIENCE: https://www.webofscience.com/wos/author/record/AAJ-9230-2021MY CITATION: https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BRuser=wLAWaI0AAAAJview_op=list_worksgmla=AHoSzlUdJIuHxBRY02W9D3qSUhEEd0n4w-X93X
Idiomas
Francês | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Espanhol | Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Português | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem |
Estatísticas Scholar
Nenhuma estatística a exibir
Estatísticas FAPESP
Apoio FAPESP em números
1 | 1 | 1 | 1 | 4 |
---|---|---|---|---|
Auxílios à pesquisa contratados | Auxílios à pesquisa concluídos | Bolsas no país contratadas | Bolsas no país concluídas | Todos os Auxílios e Bolsas |