Bases
Ultimas formações
2000 - 2002 Pós-Doutor(a), Universidade de São Paulo
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Professora-doutora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Instituto de Artes (IA)/Universidade Estadual de Campinas, é graduada em direito (USP), doutora em dança e semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP), especialista em gestão e políticas culturais (UNESCO, Université de Dijon, Ministère de la Culture/France). Tem experiência na área de dança, em semiótica e artes, atuando principalmente dentro do seguintes temas: dança, dança moderna, dança contemporânea, dança no brasil, crítica de dança, documentação/memória e políticas e gestão em cultura. Integrou o Conselho do Departamento de Artes Corporais (IA/UNICAMP) e a Comissão de Graduação do Curso de Dança/IA/UNICAMP. Compôs a Subcomissão de Pós-Graduação em Artes/Instituto de Artes/UNICAMP (2010-2011) e a Subcomissão do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (2011-12). Foi coordenadora de Extensão e Atividades Comunitárias do IA/UNICAMP. Autora de Imagens da Dança em São Paulo, Dança Moderna, Dança e Mundialização: políticas da cultura no eixo Brasil-França, Vem Dançar, Cisne Negro Companhia de Dança, de Teatro do Movimento, um método para o intérprete-criador e de Arte da Composição, os dois últimos juntamente com Lenora Lobo, História, Ensino e Pesquisa / Danse, Histoire, Formation, Recherche, Dança Moderna 1992- 2022. Assinou as pesquisas dos vídeos Como Dança São Paulo, Memória Presente: Klauss Vianna e do CD ROM Informação e Memória de Dança no Brasil. Pertence ao conselho editorial das revistas ARJ- Artes Research Journal (ABRACE, ANPAP e ANPOM), tendo sido conselheira titular das artes da cena (2009-2010)na Comissão Nacional de Incentivo Cultural (CNIC), do Ministério da Cultura do Brasil e membro do Colegiado Nacional de Dança, Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), segmento FORMAÇÃO. Coordena o GEPETO - Grupo de Pesquisa Topologias do espetáculo - arte e identidades contemporâneas (CNPq), tendo ainda coordenado o GT-Grupo de Pesquisa em Dança no Brasil da ABRACE/Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, na qual atuou também como membro de sua diretoria, como membro de Conselhos Editoriais. É curadora e consultora de vários projetos e programas em dança, como o Programa de Qualificação em Artes (Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, OS da Cultura Poiesis) e da Extensão Cultural da SPED- São Paulo Escola de Dança (Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Os da Cultura Pro-Dança). Parte de seus escritos e vídeos podem ser consultados no www.cassianavas.com.br e no canal youtube CássiaNavas abre Aspas.
Idiomas
Espanhol | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Francês | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Inglês | Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Estatísticas Scholar
Nenhuma estatística a exibir
Apoio FAPESP em números
1 | 6 | 1 | 8 |
---|---|---|---|
Auxílios à pesquisa concluídos | Bolsas no país concluídas | Bolsas no exterior concluídas | Todos os Auxílios e Bolsas |