Lingüística, Letras e Artes

Portuguese as an Additional Language
Bases

Ultimas formações
2022 - 2023     Pós-Doutor(a), Universidade Estadual de Campinas
Atividades de Pesquisa

• Ethnographic research in contexts of minorities focusing on migrations, des(re)territorializations, identities, multilingualism, diversity/difference, emancipatory democracy, literacy, teacher education;



• Teaching and learning of Portuguese as an Additional Language in different contexts, for different audiences and for different purposes – especially in minority contexts (such as those of refugees, Deaf people etc.);



• Language policies and Portuguese as an Additional Language demands in the context of internationalization in higher educational Institutions;



• Evaluation and production of Portuguese as an Additional Language in printed and digital teaching materials.


Palavras-chave
emancipatory democracy, multilingualism, des(re)territorialization, internationalization, Portuguese as an additional language
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Graduada em Letras (1989), mestre (1994) e doutora (2013) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Fez seu pós-doutoramento (2022-2023) pelo Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó", Unicamp (Título da pesquisa: "Subsídios para políticas de ensino de Português como Língua Adicional e de acolhimento a crianças migrantes e suas famílias em Centros de Educação Infantil e em escolas de Educação Básica"). Desde 2015, é docente no Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Unicamp, atuando na graduação, especialmente na Licenciatura em Português Segunda Língua/Língua Estrangeira/Adicional, e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA). Na instituição, foi Coordenadora Geral do Núcleo de Ensino de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras e atuou como membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello para a promoção de direitos dos refugiados (de 2017 a 2021). Além disso, atuou como editora-chefe da Revista Trabalhos em Linguística Aplicada/DLA-IEL (202 a 2023), foi Vice-Coordenadora de Pesquisa do IEL (2020-2022), e Coordenadora Pedagógica do Centro de Línguas (CEL) da Unicamp por duas gestões (2021 a 2022; 2023 a 2024). É líder do grupo de pesquisa IndisciPLAr - Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar (Unicamp/CNPq) e pesquisadora do Observatório das Migrações em São Paulo. Desde 2019, é membro da Coordenação Científico-Pedagógica do exame Celpe-Bras. É executora dos convênios do IEL com a Faculdade de Letras da Universidade Nacional Timor Lorosae, no Timor-Leste, e com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal, e é membro-representante da Unicamp junto ao Núcleo PELSE (Núcleo Disciplinario Enseñanza de Español y Portugués como L2/L) da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). É Pesquisadora Principal do Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilíngue de Surdos - CCD-TAEBS (Fapesp-2024-2029), por meio do qual vem desenvolvendo subsídios para políticas públicas e de línguas para a educação de surdos. Seus principais interesses de pesquisa são: formação de professores de Português como Língua Adicional (PLA), políticas linguísticas, políticas públicas, internacionalização, ensino de PLA para grupos minoritarizados, identidades, migrações e refúgio, territorializações, democracia e direitos humanos. Em 2023, foi Professora-Visitante na Universidade Nacional Timor Lorasae, em Timor-Leste.
Idiomas
Alemão Compreende Razoavelmente , Fala Razoavelmente , Lê Pouco , Escreve Pouco
Inglês Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Espanhol Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Citações por Ano
Estatísticas FAPESP