Bases
Ultimas formações
2011 - 2012 Pós-Doutor(a), Università degli Studi di Torino
2009 - 2010 Pós-Doutor(a), University of the West of England
2006 - 2007 Pós-Doutor(a), University of Essex
2003 - 2004 Pós-Doutor(a), University of Essex
2001 - 2002 Pós-Doutor(a), University of the West of England
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Livre-Docente pela Unicamp (2019). Lecionou de 1992 a 2004 no Departamento de Educação da UNESP, campus de Presidente Prudente. É atualmente Professora Associada do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP, onde leciona desde 2004 na graduação e na pós-graduação, orienta pesquisas de IC, mestrado e doutorado, e supervisiona pós-doutorado. É membro e líder no CNPq do grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades em Educação), da mesma universidade. Coordenou entre 2010 e 2012 projeto de pesquisa e intervenção financiado pela FAPESP, no programa especial "Melhoria do Ensino", junto a uma escola pública da periferia de Campinas, do qual resultou o livro Professores que não jogaram a toalha, publicado pela Ed Loyola em 2014. Atualmente coordena o projeto Escola, comunicação e sobrevivência, também financiado pela FAPESP, que congrega pesquisadores do Brasil e do exterior. Coordenou entre 2011 e fevereiro de 2018 o projeto PIBID/CAPES, na mesma escola, atendendo aproximadamente 280 alunos de Ensino Fundamental I, bem como alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras da UNICAMP. Coordenou o Curso de Especialização em Gestão Educacional - CEGE - entre 2009 e 2011 - oferecido a gestores de escolas públicas municipais, através de convênio firmado entre a FE/UNICAMP e as prefeituras da Região Metropolitana de Campinas. Foi por duas gestões (2014 - 2016 e 2016 - 2018) presidente da Comissão Permanente de Formação de Professores, da UNICAMP, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação. Foi editora científica da Revista "Psicologia: Ensino Formação", da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), em 2013. Foi co-editora do dossiê especial sobre Formação de Professores, Educação e Psicanálise publicado pela revista ETD (Qualis A1) (04/2019). É membro do International Advisory Board da coleção Psychoanalytic Studies: Clinical, Social, and Cultural Contexts, organizada por Michael O'Loughlin e publicada pela Rowman Littlefield. Membro associado da The Association for the Psychoanalysis of Culture Society (APCS). Tem publicado livros no Brasil, capítulos em livros estrangeiros, bem como artigos em periódicos nacionais e internacionais. É Associate Editor do periódico Psychoanalysis, Culture Society, da APCS. Parecerista de periódicos científicos nacionais e internacionais (Educação Temática Digital - ETD -, Proposições, Revista Psicologia em Estudo; Estudos de Psicologia; UNESCO Prospects, Quarterly Review of Comparative Education; British Journal of Psychotherapy; Psychoanalysis, Culture Society) bem como de agências de fomento (Fapesp, CNPq e CAPES). É membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Idiomas
Inglês | Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem |
Francês | Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Espanhol | Compreende Bem , Fala Pouco , Lê Bem , Escreve Pouco |
Estatísticas Scholar
Nenhuma estatística a exibir
Apoio FAPESP em números
1 | 6 | 15 | 4 | 26 | 26 |
---|---|---|---|---|---|
Auxílios à pesquisa em andamento | Auxílios à pesquisa concluídos | Bolsas no país concluídas | Bolsas no exterior concluídas | Todos os Auxílios e Bolsas | Todos os Auxílios e Bolsas |