Academic Profiles
Latest training
2015 - 2015 Post-doctorate, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Keywords (lattes)
Co-authors
Abstract Lattes
Pedagoga e psicóloga (CRP 01/28310 - DF). Mestre em Psicologia da Educação e Doutora em Educação, ambos os títulos obtidos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1998 e 2006, respectivamente). Em 2015, realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como Professora Associada II no quadro permanente da Universidade de Brasília (UnB), vinculada ao Instituto de Psicologia. É docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE/UnB) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Foi coordenadora do PG-PDS (IP/UnB) entre 2015 e 2017 e vice-diretora do Instituto de Psicologia da UnB no período de 2017 a 2018. Entre 2019 e 2021, atuou como professora visitante na Universidade de Genebra (UNIGE), na Faculté de Psychologie et des Sciences de l'Éducation. É líder do GEPHISC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural), integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/UNICAMP) e o Núcleo de Pesquisa Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN/PUC-SP). É também membro do GT "Psicologia Sócio-Histórica e a Desigualdade Social no Contexto Brasileiro" (ANPEPP) e do GT 15 "Educação Especial" (ANPED). Desde 2022, coordena a Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Desenvolvimento Humano e Educação Especial em Vigotski (REPEDE). Desenvolve pesquisas em três linhas investigativas: 1. Fundamentos da Teoria e da Clínica Histórico-Cultural; 2. Diferença, cultura e alteridade: investigação de trajetórias não hegemônicas de desenvolvimento; 3. Arte, imaginação e processos criadores no desenvolvimento humano. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Trabalho Interinstitucional Defectologia e Psicopatologia na Teoria Histórico-Cultural (2022-2023). Coordenadora da REPEDE no período de 2023 até o presente. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2), com o projeto intitulado A retomada do PAEE no ensino presencial. Foi membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do INEP (biênio 20232025). Atuou como Coordenadora de Projetos (Função Comissionada Executiva de Coordenadora) na Coordenação de Estruturação do Sistema Educacional Inclusivo, vinculada à Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), no período de agosto de 2023 a fevereiro de 2024.
Languages
English | Comprehends Well , Speaks Well , Reads Well , Writes Well |
Spanish | Comprehends Well , Speaks Well , Reads Well , Writes Well |
French | Comprehends Well , Speaks Well , Reads Well , Writes Well |
Scholar Statistics
No statistics to show
FAPESP Statistics
FAPESP support in numbers
2 |
---|
Completed scholarships in the country |