Health Sciences
Contemporary choreographyAcademic Profiles
Latest training
2007 - 2011 Doctorate, Universidade Estadual de Campinas
Laboratory
http://www.julianamoraes.art.br/
Research Activities
She investigates new approaches to choreography, beyond the boundaries of dance. Choreography is thus understood as complex webs of connecting tissues linking actions, sounds, texts and images in sophisticated performatic pieces. She usually collaborates with artists from different fields, such as contemporary dance, music, theater and literature, developing works that defy traditional categories of art. She has a long career as a solo artist, performing her own creations as well as many years of experience directing and choreographing others. Most recently, her interest has also been focused on finding choreographic tools to deal with states of perception based on derangements of psychomotor structures.
Keywords
deranged psychomotor structures, contemporary art, performance art, contemporary dance, choreography
Keywords (lattes)
Co-authors
Abstract Lattes
Professora do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Bacharelado e na Licenciatura em Dança, assim como no Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, ambos do Instituto de Artes da UNICAMP. Doutora em Artes e Bacharel em Dança pela UNICAMP. Possui especialização e mestrado (com distinção) pelo Trinity Laban Conservatoire for Movement and Dance, Londres, revalidado pela ECA-USP. Possui pós-graduação latu sensu em Processos Criativos em Modelagem pelo SENAC-SP. Foi professora de performance no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo durante 13 anos. Trabalhou por dez anos, nos meses de janeiro, como professora convidada da Accademia Teatro Dimitri, em Verscio, na Suíça italiana. Conhece em profundidade o Sistema Laban. Estudou balé clássico, com enfoque somático, com a professora Zélia Monteiro, em São Paulo, durante 15 anos. Ganhou prêmios importantes como o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), a Bolsa Vitae de Artes, o Rumos Itaú de Obras Coreográficas o Cultura Inglesa Festival. Fundou a Companhia Perdida e a dirigiu por 6 anos, até sua dissolução. É autora do livro Dança, Frente e Verso, pela editora nVersos. Frequentemente se engaja em projetos colaborativos com músicos, atores e performers, criando espetáculos, site specifics, instalações coreográficas, improvisações cênicas e performances. Responsável pelo Núcleo de Práticas Experimentais em Coreografia (NPEC), ligado ao Departamento de Artes Corporais da UNICAMP.
Languages
| English | Comprehends Well , Speaks Well , Reads Well , Writes Well |
FAPESP Statistics
FAPESP support in numbers
| 1 | 1 | 1 | 3 |
|---|---|---|---|
| Research assistance concluded | Bolsas no país contratadas | Completed scholarships in the country | All assistances |
Português




